Afinal de contas, é necessário ter banheiro químico em obra?

Quem trabalha com construção civil sabe o quanto a organização é essencial. Por isso, muitos empreiteiros recorrem ao banheiro químico em obra para trazer mais agilidade e conforto para os seus profissionais. Dessa forma, o dia a dia de trabalho fica mais fácil.

No entanto, é comum que as pessoas se questionem sobre a necessidade de contratar esse tipo de serviço. Será que ele é mesmo necessário ou será apenas uma iniciativa opcional por parte do empreiteiro?

Para ajudá-lo, vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre esse tema neste artigo. Vamos lá?

Banheiro químico em obra é obrigatório

A Norma Regulamentadora 18 (NR-18) traz uma série de obrigatoriedades que devem ser seguidas pelas empreiteiras. O objetivo é garantir que os trabalhadores tenham acesso a boas condições de trabalho, evitando acidentes. Algumas exigências da NR-18 estipulam regras sobre o uso de banheiro químico em obra.

Ele é obrigatório, a partir de 20 funcionários. Acima disso, torna-se necessário um banheiro a cada 20 pessoas. Caso haja mulheres trabalhando, é necessário que exista uma opção feminina desse sanitário. Ele não deve estar a mais de 150 metros de distância dos colaboradores.

Além disso, se a obra estiver dividida por andares, cada andar deve ter uma cabine de banheiro químico.

O descumprimento dessas regras pode trazer graves problemas ao empregador, gerando processos, multas e até o embargo da obra.

Banheiro químico aumenta a produtividade

Obras têm prazo para serem cumpridas. Por isso, é importante que a empresa responsável ofereça boas condições de trabalho para os funcionários, priorizando a produtividade.

Imagine quanto tempo não se perde fazendo com que os pedreiros tenham que andar longos trajetos para poderem ir ao banheiro? Ao longo do dia, com mais de um funcionário, isso pode ter grande impacto na obra. Por isso, mesmo que o seu canteiro não conte com 20 profissionais, ter um banheiro químico na obra pode ser muito útil.

Banheiro químico facilita a limpeza

Outra vantagem do banheiro químico em obra é que ele facilita o trabalho da equipe de limpeza. Afinal, o recolhimento dos dejetos e descarte deles é de responsabilidade da empresa contratada.

Pode ser complicado para os profissionais de limpeza lidarem com o entra e sai de pedreiros, andando pelos corredores do imóvel. Nem sempre o local tem um banheiro amplo, capaz de atender às necessidades de todos os presentes. Por isso, é fundamental ter um sanitário químico.

Viu só? O banheiro químico em obra pode fazer com que a sua empresa evite problemas trabalhistas, ganhe produtividade e torne o canteiro de obras mais organizado. E essas são apenas algumas vantagens.

Quer saber quais são as outras? Converse com a nossa equipe! A Saniclean é referência nesse segmento.

Matriz - São Paulo

Endereço: Rua Rio de Janeiro número 899
Chácara Solar Setor I, Santana de Parnaíba - SP
CEP: 06530-020
Telefone: (11) 4156-3082 | (11) 4705-2630 |
Celular: (11) 94738-8992 | 55*93*116040
Whatsapp: (11) 94738-8992
comercial@sanicleansanitarios.com.br | comercial2@sanicleansanitarios.com.br


Olá em que posso ajudar?
Powered by
Skip to content