Canudos reutilizáveis: eles realmente podem ajudar a natureza?

Nos últimos anos, um debate interessante ganhou força em todo o mundo: a necessidade de usarmos canudos de plásticos. Eles sempre estão em cima das mesas das lanchonetes, mas, será que devemos usá-los? É melhor usar os canudos reutilizáveis?

O canudo de plástico tem um uso muito rápido, algo em torno de quatro minutos. Depois disso, ele vai para o lixo. Sendo assim, o consumo de matéria-prima para confeccioná-lo e os problemas que ele causa à natureza não se justificam. 

Como esse produto não é biodegradável, ele pode levar até mil anos para desaparecer do planeta. Por isso, muitas pessoas estão usando os canudos reutilizáveis. Quer entender mais sobre o tema? Então, leia este artigo até o final!

O que são os canudos reutilizáveis?

São canudos feitos de materiais como o aço ou o bambu. Como o nome sugere, eles podem ser usados muitas vezes. É semelhante à bomba de chimarrão, usada no sul do Brasil ou em países como a Argentina, Uruguai e Paraguai para tomar o mate. 

Eles realmente contribuem com o meio ambiente?

Os canudos reutilizáveis têm um impacto ambiental menor do que os produtos descartáveis. Nesse caso, a saída ecologicamente correta é tomar a sua bebida diretamente do copo, já que o ato de usar o canudinho foi um hábito adquirido.

Todavia, algumas pessoas podem ter dificuldade em beber diretamente do recipiente. Crianças pequenas, pessoas idosas ou indivíduos com alguma necessidade especial podem precisar de canudos reutilizáveis.

Os canudos são o maior problema da natureza?

O fato de empresas como Starbucks e MCDonald’s anunciarem que pretendem deixar de oferecer os canudos, somado às proibições de uso em países da Europa e cidades do mundo todo pode dar a entender que esses produtos são problema do meio ambiente. Isso não é bem verdade. 

A sociedade tem compreendido que o plástico é um material altamente poluente, capaz de gerar impactos ambientais irreversíveis — como a presença de partículas desse produto na água potável de todo o mundo. 

Sendo assim, esse movimento contra o canudo de plástico é, na verdade, uma forma de refletir sobre o uso que fazemos desse material. Será que realmente precisamos de um objeto de plástico para tomar nossas bebidas?

Como vimos, pequenas atitudes podem fazer com que o nosso impacto no planeta seja muito menor. Uma delas é repensar as nossas compras, optando por produtos que sejam úteis e que têm uma alta durabilidade. Os canudos reutilizáveis são apenas o começo.

Gostou deste artigo? Então, siga o nosso blog nas redes sociais. Assim, você sempre receberá conteúdo ligado ao meio ambiente, ciência e saneamento básico na sua timeline! 

Matriz - São Paulo

Endereço: Rua Rio de Janeiro número 899
Chácara Solar Setor I, Santana de Parnaíba - SP
CEP: 06530-020
Telefone: (11) 4156-3082 | (11) 4705-2630 |
Celular: (11) 94738-8992 | 55*93*116040
Whatsapp: (11) 94738-8992
comercial@sanicleansanitarios.com.br | comercial2@sanicleansanitarios.com.br


Olá em que posso ajudar?
Powered by
Skip to content