Cientistas apresentam projeto de cidade flutuante à ONU

Você já parou para pensar em como o aquecimento global afetará as nossas cidades? Esse assunto vem ganhando a atenção da mídia, pois já é possível sentir os efeitos das mudanças climáticas em nosso dia a dia. Por isso cientistas já estão debatendo a criação de uma cidade flutuante no oceano. 

Não se trata de roteiro de filme de ficção científica, mas de uma forma de garantir que a sociedade consiga sobreviver ao aumento do nível da água dos oceanos. 

Hoje, falaremos sobre o projeto da “Oceanix City”, uma cidade que flutuaria sobre o mar e seria capaz de receber até 10 mil habitantes. Ficou curioso? Então, continue lendo este artigo. 

Como surgiu a ideia de uma cidade flutuante?

A Organização das Nações Unidas (ONU) mantém uma agência focada em resolver os problemas habitacionais que afligem a humanidade. Trata-se da agência ONU-Habitat. Neste ano, essa agência propôs debates sobre os futuros problemas de habitação que ocorrerão devido ao aquecimento da temperatura do planeta. 

Foi apresentado, então, o projeto “Oceanix City”, resultado da união dos esforços dos pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês), dos arquitetos da empresa BIG e ONG Oceanix. 

Como essa cidade flutuante não afundará?

Ela será construída sobre plataformas em forma de hexágono, lembrando uma colmeia. Cada plataforma pode receber 300 habitantes. Para que a cidade cresça, basta incluir uma nova plataforma ao seu redor. 

As plataformas não afundam devido ao seu material ser mais leve do que a água. Ademais, essas estruturas limitam a altura das edificações a sete andares. Isso faz com que o centro de gravidade fique baixo, resistindo aos ventos e tempestades. 

Como a cidade gera energia?

Atualmente, a geração de energia depende de iniciativas que prejudicam o meio ambiente, como as usinas hidroelétricas, termoelétricas e nucleares. Na cidade flutuante apresentada à ONU, a geração de energia será feita por painéis solares instalados no teto das edificações. Nessa cidade, não haverá automóveis ou caminhões. Os veículos serão movidos a eletricidade e se moverão por hidrovias, dentro da cidade. 

Ademais, essa cidade não prejudica a vida marinha que ficará em baixo dela. Pelo contrário, sua estrutura poderá ser usada como um recife de corais. 

Os responsáveis pela ONU-Habitat se animaram com o projeto de cidade flutuante proposto pelos cientistas. Será que esse será o futuro da humanidade?

Gostou deste artigo? Então, siga nosso blog no Facebook para não perder o próximo post!

Matriz - São Paulo

Endereço: Rua Rio de Janeiro número 899
Chácara Solar Setor I, Santana de Parnaíba - SP
CEP: 06530-020
Telefone: (11) 4156-3082 | (11) 4705-2630 |
Celular: (11) 94738-8992 | 55*93*116040
Whatsapp: (11) 94738-8992
comercial@sanicleansanitarios.com.br | comercial2@sanicleansanitarios.com.br


Olá em que posso ajudar?
Powered by
Skip to content