Cinco ações que te ajudam a ser mais sustentável

A Cidade do Cabo, localizada na África do Sul, enfrenta uma seca sem precedentes, correndo o risco de ficar totalmente sem água — o que seria um desastre para os seus mais de quatro milhões de habitantes. 

Diante desse cenário, muitas pessoas começaram a refletir sobre a importância de manter cuidados com o meio ambiente, em busca de um mundo cada vez mais sustentável.

Você já parou para pensar sobre quais atitudes poderia tomar para contribuir para um mundo melhor? Neste artigo, nós daremos algumas dicas!

1. Economizar água

Comecemos pela atitude mais simples. Mantenha o controle sobre o seu consumo de água, evitando o desperdício. Banhos longos, uso de mangueiras e vazamentos são exemplos de atitudes que causam grandes danos ao meio ambiente — e ao seu bolso. 

Além disso, reaproveite a água que sai da máquina de lavar para lavar a calçada, o banheiro ou dar descarga. 

2. Recicle o lixo

Em todo mundo, apenas 9% do lixo plástico é reciclado. No Brasil, esse percentual chega a 1%. É muito pouco. Por lei, todas as cidades devem oferecer alguma alternativa para que a população destine adequadamente o seu lixo. 

Por isso, se você quer ser uma pessoa mais sustentável, separe o seu lixo para que ele possa ser reciclado. Lembre-se de lavá-lo antes do descarte, pois a sujeira inviabiliza a reciclagem. 

3. Economizar energia

A geração de energia tem um custo e um impacto ambiental muito elevado. Mesmo a energia hidroelétrica impacta a natureza, uma vez que rios são desviados e grandes estruturas precisam ser construídas. 

Contudo, energia é muito mais do que eletricidade. Combustíveis, como gasolina, etanol e gás natural também devem ser usados com responsabilidade, uma vez que emitem gases que contribuem para o efeito estufa. Por isso, se possível, use o transporte coletivo da sua cidade. 

4. Consuma com responsabilidade

Você tem roupas ou objetos que comprou por impulso e que não usa? Quando compramos esses produtos e não os usamos, nós contribuímos para o desperdício de matéria-prima e criação de lixo. 

Antes de comprar roupas, eletrônicos e até mesmo alimentos, reflita sobre a necessidade dessa compra. Você irá economizar dinheiro e contribuir para um mundo mais sustentável. 

5. Consuma menos carne

Para produzir um quilo de carne bovina é necessário gastar 16 mil litros de água. No Brasil, cada pessoa consome uma média de 35 quilos desse alimento por ano. 

Não precisa ser nenhum matemático para perceber que essa conta representa um grande problema ambiental. Por isso, muitas pessoas estão adotando o vegetarianismo como uma maneira de ser mais sustentável — e saudável. 

Aqueles que gostam muito de carne, mas se preocupam com o meio ambiente, podem começar cortando esse alimento de um dia de suas semanas, como o sugere o movimento “Segunda Sem Carne”. 

Como vimos, adotar uma postura mais sustentável não é impossível. Basta que o cidadão entenda que os recursos naturais não durarão para sempre e que é preciso que cada um faça a sua parte. 

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com os seus amigos!

Matriz - São Paulo

Endereço: Rua Rio de Janeiro número 899
Chácara Solar Setor I, Santana de Parnaíba - SP
CEP: 06530-020
Telefone: (11) 4156-3082 | (11) 4705-2630 |
Celular: (11) 94738-8992 | 55*93*116040
Whatsapp: (11) 94738-8992
comercial@sanicleansanitarios.com.br | comercial2@sanicleansanitarios.com.br