Como fazer adubo para cuidar das suas plantas?

Todo mundo quer ter um jardim bonito, não é mesmo? Por isso, é importante dedicar algum tempo aos cuidados das suas plantas, entendendo quais são as necessidades que elas têm. Uma delas é a adubagem. Você sabe como fazer adubo?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer a diferença e entre adubo e fertilizante. O fertilizante é um produto químico que libera rapidamente os nutrientes no solo. 

Já o adubo é um composto orgânico, cuja liberação de nutrientes é feita aos poucos. Como nós estamos falando de plantas de decoração, o adubo é o mais indicado.

Quer continuar aprendendo sobre o tema? Então, continue lendo este artigo!

Fazer adubo: o que o seu adubo deve conter?

Para que o seu adubo funcione, ele precisará fornecer bons nutrientes à planta. Em geral, elas precisam de: cálcio, fósforo e enxofre. Podemos encontrar o cálcio nas cascas dos ovos. Já o enxofre pode ser encontrado em cinzas de madeira. O fósforo pode ser encontrado em lojas de jardinagem, como fosfato de rocha. 

Como fazer adubo em casa?

Você vai precisar de três recipientes, um para cada etapa da produção do adubo. Eles podem ser baldes, latas de tinta (devidamente limpas), potes etc. O primeiro balde precisará ter tampa. Isso evitará a concentração de insetos. 

O fundo do primeiro balde precisará ser furado (muitas vezes) para que o líquido da decomposição consiga escorrer para o segundo balde (que ficará em baixo do primeiro).

Antes de colocar o material orgânico (cascas, sobras de comida etc.), você deverá forrar o fundo do balde com material orgânico seco, como folhas de árvores, serragem, grama seca etc. Isso conterá a umidade e garantirá que a sua composteira não tenha nenhum odor. Você ainda poderá colocar minhocas nesse balde para acelerar esse processo. 

O segundo balde será igual ao primeiro. Ele estará com o processo de decomposição mais acelerado. O objetivo é dar continuidade ao processo e garantir que não falte adubo às suas plantas. 

O terceiro balde deverá ser tampado com uma tela. Ao redor dele, faça pequenos furos para facilitar a oxigenação. Ele deverá ser posicionado abaixo do balde com composto orgânico, já que ele receberá o chorume. 

Para recolher o chorume, você pode fazer um furo no balde, instalando uma pequena torneira no local. O chorume é um adubo poderoso e sem cheiro algum. Você deve aplicá-lo nas suas plantas a cada 14 dias, diluindo uma parte de chorume em dez de água. 

O composto orgânico sólido, com as minhocas, também pode ser usado nos vasos, uma vez que ele também é adubo. 

O que não pode ir na composteira?

Fezes de animais e materiais recicláveis não podem ir na sua composteira, pois eles não viram adubo. 

Agora que você aprendeu a fazer adubo, comece hoje mesmo essa prática, além de ajudar o seu jardim a ficar mais bonito, você contribuirá com um mundo melhor. 

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com os seus amigos pelas redes sociais!

Matriz - São Paulo

Endereço: Rua Rio de Janeiro número 899
Chácara Solar Setor I, Santana de Parnaíba - SP
CEP: 06530-020
Telefone: (11) 4156-3082 | (11) 4705-2630 |
Celular: (11) 94738-8992 | 55*93*116040
Whatsapp: (11) 94738-8992
[email protected] | [email protected]


Olá em que posso ajudar?
Powered by