Mundo sustentável: quatro dicas para você ajudar o planeta!

Quando pensamos em ecologia, é normal acreditarmos que cabe apenas às grandes empresas e governos uma posição sobre o assunto. Isso está errado, uma vez que todos nós podemos contribuir para um mundo sustentável. 

Nesse sentido, o cidadão deve aprender a repensar seus hábitos de consumo, compreendendo que poder comprar algo nem sempre é uma necessidade, mas um privilégio. Afinal de contas, em muitos países acesso à comida, água e à eletricidade não é uma condição constante. Entre esses países, está o Brasil.  

Para ajudá-lo a entender melhor esse tema, convidamos você a acompanhar este artigo. Vamos lá?

1. Economize água

Apesar da grande tecnologia que existe em nosso mundo, a humanidade ainda pena para encontrar uma solução para a falta de água que já atinge grandes centros urbanos, como a Cidade do Cabo, na África do Sul. Aliás, essa cidade ficou quase sem água em 2018 — e ainda enfrenta a seca neste ano. 

Por isso, usar a água de maneira responsável é fundamental. Tome banhos rápidos, utilize a água da máquina de lavar para dar descargas ou lavar a calçada, evite deixar torneiras abertas etc. 

2. Recicle

Separar o lixo orgânico do reciclável é um hábito que contribui muito para um mundo mais saudável. Além de contribuir para que menos matéria-prima seja necessária para produzir um objeto e evitar o aumento de lixo nos aterros sanitários essa iniciativa ainda ajuda a gerar renda para milhares de pessoas que trabalham com cooperativas de reciclagem em todo o país. 

3. Consuma de forma racional

Você já comprou algo de que não precisava? Já jogou comida no lixo porque você se esqueceu de comê-la? Ter hábitos de consumo mais críticos é uma boa maneira para contribuir para redução na geração de lixo. 

O lixo nos aterros sanitários polui o solo e gera gases que contribuem para o efeito estufa. Ademais, todos os produtos consomem água para serem feitos. Para fazer uma calça jeans, por exemplo, são gastos 11 mil litros de água. Trata-se do conceito de “água virtual”.

4. Priorize empresas ambientalmente corretas

Você, enquanto consumidor, pode fazer com que as marcas também contribuam para um mundo sustentável, deixando de consumir produtos de empresas que você sabe que cometem irregularidades ambientais. 

Fique atento aos processos de produção de um produto, visite o site das empresas, leia os rótulos das embalagens e mantenha-se bem-informado sobre as notícias relacionadas aos produtos que você mais usa. 

Viu só, ajudar o mundo a ser mais sustentável não é tão difícil quanto parece, não é verdade? Com uma pequena mudança na sua rotina, é possível impactar positivamente o planeta — e ainda economizar um bom dinheiro combatendo o desperdício. 

Se você gostou deste post, compartilhe-o com os seus amigos pelas redes sociais e grupos de WhatsApp!

Matriz - São Paulo

Endereço: Rua Rio de Janeiro número 899
Chácara Solar Setor I, Santana de Parnaíba - SP
CEP: 06530-020
Telefone: (11) 4156-3082 | (11) 4705-2630 |
Celular: (11) 94738-8992 | 55*93*116040
Whatsapp: (11) 94738-8992
comercial@sanicleansanitarios.com.br | comercial2@sanicleansanitarios.com.br


Olá em que posso ajudar?
Powered by
Skip to content