O verão é um período chuvoso em grande parte do território brasileiro, trazendo ameaça de enchentes. A maioria das cidades não estão preparadas para o volume de água que recebem. E as medidas tomadas acabam sendo mais focadas em conter os danos do que em prevenir o transtorno. As causas das enchentes estão ligadas diretamente à falta de saneamento básico e à falta de coleta de esgoto.
A ocupação urbana causa impermeabilização do solo. Isso faz com que o local fique propício a enchentes. O resultado são problemas recorrentes como grandes prejuízos econômicos, perdas de vidas, agravamento da saúde pública através de doenças de veiculação hídrica, gerando situações de calamidade pública.
Mas a população também tem sua parcela de culpa com relação às enchentes. As pessoas devem estar conscientes sobre o gerenciamento de seus resíduos. Se o lixo for entulho, o cidadão deve fazer sua parte e contratar empresas particulares para enviar os resíduos para locais apropriados. Nossos resíduos afetam as enchentes da seguinte forma: como existe muito lixo na rua, eles vão acumulando e entopem as galerias de drenagem, impedindo que a água encontre o destino.
Existem muitas maneiras de reduzir os riscos de inundações. Uma delas é criação de parques que podem tolerar inundações ocasionais, sem prejudicar a vida dos moradores!
Acesse também: SaniClean